terça-feira, 20 de abril de 2010

A HISTORIA DA COOCASSIS


A COOCASSIS iniciou informalmente suas atividades em setembro de 2001, mas formalizou-se apenas em abril de 2003, com a aprovação do seu Estatuto e a eleição dos seus Conselhos de Administração e Fiscal.
Inicialmente, de 2001 a 2003, trabalhando apenas com os catadores autônomos (carrinheiros), a COOCASSIS firmou seu primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de ASSIS, em agosto de 2003. Através deste passou a responsabilizar-se, com outros 40 cooperados (catadores e outros trabalhadores desempregados), pela operação de parte das atividades do Parque de Reciclagem e de Compostagem do Município, realizando a triagem, o enfardamento, o armazenamento e a comercialização do material reciclável recolhido na esteira que recebia todo o lixo da cidade de Assis.
A COOCASSIS é uma iniciativa sócio-econômica auto-gerida cujo propósito principal é a inclusão de catadores e outros trabalhadores desempregados, que recebe assessoria de professores e estagiários da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – através da Incubadora de Cooperativas Populares da UNESP, Núcleo do campus de Assis. A Assessoria, adotando estratégias participativas, tem contribuído para que estes catadores se apropriem do cotidiano de trabalho, planejando, organizando e implementando ações que tornem viável o trabalho coletivo, e ainda, promove a capacitação para o trabalho cooperativo e auto-gerido na perspectiva da Economia Solidária. A COOCASSIS conta também com o apoio da Cáritas Diocesana que cede o barracão onde funciona a sede da Cooperativa e duas prensas com as quais é feito o
enfardamento dos materiais coletados. Nesse barracão são recebidos os materiais já separados (retirados por um pequeno caminhão da casa dos catadores), sendo ali também enfardados e estocados para a comercialização que é feita conjuntamente com os coletados no Parque de Reciclagem. Destacamos que a área e as instalações deste barracão estão sendo doadas à Cooperativa pela Mitra Diocesana.
Em Junho de 2005, com a atual administração municipal, novo convênio foi firmado com Prefeitura, por meio do qual a Cooperativa implantou e vem realizando a Coleta Seletiva Solidária de porta em porta, em 60% dos domicílios. Estas atividades são desenvolvidas com o apoio da Prefeitura que cede dois caminhões, esteira, prensas e demais equipamentos do Complexo de Reciclagem e de Compostagem de Resíduos Sólidos para a realização da triagem, enfardamento, estocagem e comercialização dos materiais.
Até o momento, a Cooperativa vinha atuando em duas frentes de trabalho: a coleta individual (carrinheiros) e a Coleta Seletiva Solidária. No entanto, a partir de fevereiro de 2007, será firmado o 3º Convênio com a Prefeitura Municipal (já na Câmara Municipal para apreciação), por meio do qual a Cooperativa formará nova frente de trabalho com outros 40 cooperados que irão triar na esteira os recicláveis de todo o lixo urbano, atividade que havia sido suspensa em março de 2005 pela Prefeitura.
A motivação que tem feito com que parte dos catadores ingresse na Cooperativa, está relacionada tanto à possibilidade real de melhoria do seu rendimento, quanto com o fato de poderem decidir os rumos de seu destino como trabalhadores. Sobretudo, a partir de uma melhor compreensão do papel do espaço coletivo e da inter-cooperação como estratégia de enfrentamento das dificuldades impostas a alguns segmentos de trabalhadores pela dinâmica social e como caminho para a apropriação das condições e meios de produção. Como exemplo de fatores que permitem, através da ação coletiva e intercooperativa, uma maior agregação de valor aos materiais coletados, podemos apontar: a possibilidade de acumular um maior volume dos materiais, a separação destes de acordo com a demanda dos grandes compradores, que se encontram em elos mais avançados da cadeia produtiva e a melhor qualidade do material, sobretudo o originário de Coleta Seletiva. No entanto, há ainda outros desafios a serem vencidos pelos catadores organizados e vinculados ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, como é o caso da COOCASSIS: garantir a implantação de Coleta Seletiva Domiciliar com a inclusão dos catadores em Assis e Região, avançarem nas atividades da cadeia produtiva e comercializar em rede regional seus materiais.

Um comentário:

  1. a nossa cooperativa é um povo em construção

    estamos evoluindo muito graça ao apoio de pessoa que acredita na evolução das pessoas
    muito obrigado amigos

    ResponderExcluir